Que itens deve verificar antes de pegar a estrada?

Que itens deve verificar antes de pegar a estrada?

Com mais um feriado chegando, além das férias do meio do ano, nunca é demais lembrar que na hora de planejar os roteiros e despesas para aproveitar os momentos de lazer, a revisão do carro não deve ser esquecida.



Entre os equipamentos que devem ser revistos, destacamos os filtros do ar, óleo e combustível. As trocas destes itens devem seguir as orientações do manual do proprietário, que indicam o tempo ou a quilometragem para a substituição.

Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca do filtro, diminui a vida útil do lubrificante. A água e o óleo são componentes fundamentais para um bom funcionamento do motor. O óleo lubrifica o motor, não deixa as peças se desgastarem muito cedo, além de evitar corrosão, graças às substâncias anticorrosivas, detergentes e uma série de outros elementos.

Enquanto isso, a água faz parte do sistema de arrefecimento do motor, evitando que ele superaqueça. A água pode ser trocada por líquido de arrefecimento. Relacionamos abaixo, os detalhes nos cuidados com cada um dos filtros que compõem o sistema do seu carro:

Filtro de cabine


A falta de manutenção dos filtros de cabine pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. Sua principal função é reter grandes concentrações de fuligem, poeiras e gases tóxicos. Caso não seja feito o acompanhamento, o ar respirado pode estar contaminado.

Filtro do ar


O filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão. A perda de potência, o desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistão e anéis, pode ser ocasionada pelo acumulo ou a passagem de grãos de areia, pó e fuligem.

Filtro do óleo


Com a função de impedir a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor, é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado.

Filtro do combustível


A recomendação para troca do filtro do combustível é de que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível.

Outros itens que precisam ser verificados


  • nível do óleo do motor;
  • nível da água do limpador e do radiador;
  • bateria, velas e cabos;
  • lâmpadas e faróis;
  • limpadores de para-brisa e traseiro;
  • desgaste e calibragem dos pneus;
  • sistema de suspensão e freios;
  • extintor de incêndio e kit de emergência (chave, triângulo e lanterna).


O preço das revisões básicas, incluindo troca de aditivos e fluidos, fica em torno de R$ 250 para os modelos mais populares, mas pode variar dependendo da oficina. O tempo para que se realize o serviço varia entre 40 e 90 minutos. [Carsale]
Partilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário